sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Sherazade

     Xerazard (do persa, شهرزاد), grafado também como Xerazade, Sherazade ou Sheherazade, é a narradora dos contos das Mil e Uma Noites.

     No início da obra conta-se que, enlouquecido com a traição de sua primeira esposa, o rei persa Xeriar (do persa شهريار, “rei”) a cada dia desposava uma virgem, e todo dia mandava matar a esposa com que passara a noite. Ele já matara quase todas as virgens do reino quando conhece Xerazade, que se oferece para casar com ele apesar dos protestos do pai, o vizir do rei. Xerazade, uma mulher bela e inteligente, arma um plano para acabar com a loucura do rei com a ajuda de sua irmã, Duniazade.
     À noite, já nos aposentos do rei, Xerazade pede para se despedir de Duniazade. No meio da conversa, como haviam combinado antes, Duniazade pede à irmã que lhe conte uma história. Xerazade, que tinha lido livros e escritos de toda a espécie, conta uma história que, como havia planejado, cativa a atenção do rei. Com as primeiras luzes do dia, Xerazade interrompe a narrativa no meio, dizendo que a continuaria na noite seguinte. Curioso por saber o final da história, o rei concede-lhe a vida até a noite seguinte. Nas noites que se seguem, Xerazade continua narrando contos de conteúdo muito diverso, com componentes edificantes, mágicos e eróticos, fazendo com que o rei não perca seu interesse e mantenha-a viva.
     Passam-se assim mil e uma noites de histórias maravilhosas, e durante esse período Xerazade dá a luz três filhos do rei. No final, Xerazade implora ao rei que lhe conceda a vida, e este, muito arrependido pelas suas ações passadas e impressionado por sua inteligência e dedicação, faz dela sua rainha definitiva. Duniazade também passa a fazer parte da corte, desposando o irmão do rei.













Fonte: Texto e Imagens Google (por diversos artistas)
Dica e Colaboração: @MarciaNL 

Um comentário: