sexta-feira, 26 de junho de 2009

Passáro artista: Pássaro-Cetim ou Caramanchão

O ninho


O casal


A fêmea


O macho



O pássaro-cetim é um verdadeiro pintor e decorador, pinta as paredes do ninho que parece um edifício de gravetos. Ele sabe que a fêmea gosta muito da cor azul e assim captura tudo o que for desta cor e leva ao seu local da sedução. O azul para as paredes ele consegue obter das bagas da redondeza. Ele apanha as bagas suculentas no bico, esmaga-as contra os gravetos que entrelaçou, revestindo-os completamente. Às vezes sua técnica é ainda mais elaborada. Mistura uma tinta comporta de saliva e qualquer material colorido que encontrar, como bagas em madeira queimada. E usa um pedaço de casca de árvore como se posse pincel.

Só o macho se dedica à decoração e na verdade não é um ninho que ele está pintando. É o cenário para o acasalamento. Sobre uma plataforma de galhos, ele constrói um caramanchão. Em todas as partes o pássaro-cetim coloca objetos decorativos: seixos, penas de cor viva, conchas de caracóis, pedaços de vidro, prendedores de roupa a até flores, que ele troca quando murcham.

Quanto a fêmea entra no caramanchão, ele inicia uma dança indo de um adorno para outro, como se os estivesse mostrando a ela. Após o acasalamento, a fêmea constrói um ninho rústico, onde choca dois ovos. Cuida sozinha dos filhotes quando nascem, enquanto o macho protege o ninho.


Nome comum: Pássaro cetim
Nome em Inglês: Satin Bowebird
Nome Científico: Ptilonorhynchus violaceus
Reino: animal
Filo: chordata
Classe: Ave
Ordem: Passeriformes
Gênero: Ptilonorhynchus
Comprimento: 30 cm
Ninhada: 2 ovos por ano
Características físicas: O macho é negro azulado com bico azul. A fêmea é esverdeada, com as asas e a cauda marrons

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe


Nenhum comentário:

Postar um comentário